LEI DE REUSO DE ÁGUAS CINZAS
A OMS e a ONU entre outras instituições vêm alertando para o fato de que em algumas décadas a água doce será o recurso natural mais escasso e disputado pela maioria dos países.
Dados informam que o brasileiro gasta, em média, cinco vezes mais água do que o volume
indicado como suficiente pela OMS que recomenda o consumo diário de 40 litros diários por pessoa, enquanto que no Brasil são consumidos 200 litros dia/pessoa.
A escassez de água nos grandes centros urbanos, onde a demanda cada vez maior tende a suplantar a oferta, vem sendo motivo de alerta. Uma alternativa para economia é o seu reuso .
Eu proponho leis de reuso iniciando pelas águas cinzas, esta lei propõe o aproveitamento das águas cinzas provenientes de chuveiros e pias de banheiros em descargas sanitárias, de empreendimentos com mais de 400m² de área devem reaproveitar a água cinzas utilizada com sistemas de reuso.
O que é água cinza?
Qualquer água que tenha sido usada no lar, exceto água de vaso sanitário, é chamada de água cinza. Água usada em louças, banhos, pias, lavanderia é chamada de água cinza. Corresponde de 50 a 80% da água usada em uma casa que vai para o esgoto. ela pode ser usada para várias coisas, especialmente irrigação de terrenos ou lavagem de áreas e veículos que geralmente é feita com água pótavel, o que é um crime ambiental mesmo quando usada de forma regrada e vemos exatamente o contrario.
No país já é solução em Niterói, Campinas e Curitiba, porem Niterói é o primeiro caso de sucesso e a minha fonte de inspiração, estive com o secretario de Meio ambiente e tomei parte do projeto junto ao engenheiro responsável, achei fantástico e um passo pra ajudar a economizar milhares de litros de água haja visto a população futura de Salvador
André,
ResponderExcluirNota 10 espero mesmo que consiga implantar seus projetos em Salvador como falei, ela está precisando de pessoas que realmente gostem dela.
Sucesso!