AGRICULTURA URBANA E PERIURBANA COMO GERADOR DE EMPREGO E RENDA
Um dos graves problemas futuros do mundo será a produção de alimentos, com as tecnologias atuais nos temos uma grande limitação, a população cresce exponencialmente e o uso da terra e sub-valorizado e subestimado, muita terra em situação de especulação improdutiva na área rural e urbana. assim como muitas áreas ociosas nas terras urbanas e regiões metropolitanas, este projeto tende a reduzir a ociosidade desses espaços urbanos.
Outro grave problema em áreas urbanas e em Salvador não é diferente, é o desemprego e a dificuldade de gerar eles em certas áreas da cidade como no miolo e na região suburbana, isso se reflete em bolsões de miséria nessas regiões, porem nessas áreas tambem tem muita ociosidade de terras, juntando os dois problemas nesse programa podemos chegar numa solução viável que term impacto ainda na mobilidade pois ao retirar a necessidade dessas pessoas saírem de suas áreas pra buscar emprego ou ir ao emprego temos um desafogamento do fluxo de transito nas áreas centrais da cidade, tambem temos uma geração gradativa da melhoria da vida das pessoas, ao retirar elas da situação de dificuldade , já que o programa gerá alimento saudável ao mesmo tempo que gera renda no excesso de produção, quanto maior o excesso maior geração de riqueza.
A agricultura urbana e periurbana nada mais é que a produção de hortaliças, vegetais, plantas medicinais e a criação de animais de pequeno porte para consumo e para geração de renda familiar.toda unidade habitacional que possua um quintal ou área de plantagem pode participar do programa que é subsidiado por convênios com o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social).
Algumas vantagens do programa:
Gerar ocupação, emprego e renda
Promover preservação e recuperação do meio ambiente
Estimular reaproveitamento e reciclagem de resíduos
Promover educação ambiental
Proporcionar segurança alimentar
Estimular hábitos saudáveis de alimentação
Estimular hábitos sustentáveis
Promover produção e utilização de plantas medicinais
Promover utilização e limpeza de espaços públicos ociosos
Estimular o cooperativismo, o associativismo, o trabalho comunitário e a produção familiar
No município pode ser trabalhada em um grupo multitarefa de varias secretarias, como emprego e renda, meio-ambiente, ação social, a aplicação caberá a visão do executivo sobre o programa, mas iremos apoiar na implementação após lei aprovada.
Prezado Saback,
ResponderExcluirMais que importante, imprescindível para uma capital como Salvador que teve um processo históriaco de ocupação irregular alimentada pelo grande capital. São diversos bairros e áreas inteiras que podem possibilitar as suas populações o cultivo de hortaliças ou a criação de pequenos animais para a comercialização em mercados institucionais e não formais. Essa iniciativa agrega ainda no que tange a disponibilização de alimentos de qualidade para a alimentação escolar. A lei 11.947/2009 que institui o Programa de Alimentação escolar e o uso do recurso público para aquisição de alimentação da agricultura familiar podem ainda orientar as políticas nesse setor.
Grande iniciativa e deve ser divulgada as populações do entorno de Salvador e nos espaços urbanos do centro onde há possibilidade dessa prática.
Parabéns!